Mais de 13 milhões de brasileiros sofrem com diabetes

Pouca gente sabe, mas o Novembro Azul também marca o combate ao diabetes, e no dia 14 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Neste mês, a campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) tem como tema “Diabetes e Família” e o objetivo é alertar a população para as complicações da doença.

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo apresenta deficiência na produção de insulina (hormônio regulador do açúcar no sangue) ou não consegue lidar com a insulina que produz, processo chamado de resistência insulínica. Isso resulta em hiperglicemia, que são altos níveis de açúcar, o que pode causar danos aos órgãos, vasos sanguíneos e nervos quando permanece por longos períodos.

Diabetes tem tratamento?

Se diagnosticada no início, a doença tem tratamento e o paciente consegue conviver muito bem com a doença. O grande problema é que, por ser uma doença silenciosa, o diabetes é descoberto na maior parte dos casos quando já existem complicações, ou até é diagnosticado no início, mas o paciente não adere ao tratamento correto.

A mudança de alguns hábitos pode ajudar para que a doença não evolua. O mais importante é não ignorar os fatores de risco e as orientações para o tratamento da doença. Algumas delas são básicas são gerais para se ter uma vida saudável:

- planejamento alimentar com alimentação balanceada

- atividade física que pode ser musculação, caminhar ou pedalar

- cuidados com a monitorização dos níveis de açúcar

- uso correto dos medicamentos indicados pelo endocrinologista

Além disso, o tratamento medicamentoso evoluiu muito e, atualmente temos drogas excelentes que atuam nos oito mecanismos do diabetes tipo 2, por exemplo, além de serem protetoras do coração, reduzindo mortalidade por causas cardíacas.

Para os pacientes que precisam usar insulina, também houveram evoluções com fórmulas mais estáveis e similares ao que seria fisiológico. Também já existem sensores que medem glicose, reduzindo a necessidade de furar o dedo tantas vezes e a transferência desses dados para computador é feita com facilidade, dando mais qualidade de vida aos pacientes.

Quais as complicações da doença?

Pacientes com diabetes tem risco quatro vezes maior de terem um infarto ou AVC. Outras complicações resultantes do mal controle da doença são o prejuízo da visão (retinopatia diabética), o mal funcionamento dos rins (nefropatia diabética) e dor crônica nas pernas e/ou braços por lesão de nervos periféricos (neuropatia diabética). Com acompanhamento médico, todas essas complicações podem ser rastreadas, tratadas e evitadas.